Sobre a SemanaRI

A Semana Acadêmica de Relações Internacionais, ou SemanaRI como ficou conhecida, é parte das contribuições e funções acadêmicas do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UFSC (CARI), além de ser parte do calendário de atividades do curso de Relações Internacionais.

Realizada anualmente desde 2010, a SemanaRI acontece uma vez ao ano e busca oferecer aos estudantes da graduação e pós-graduação de Relações Internacionais, um espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos, troca de experiências, exposição de ideias e aprendizado, através de mini-cursos e palestras sobre temáticas relativas à formação do analista de relações internacionais. Tendo como objetivo principal a criação de um espaço para o debate concernente às dinâmicas dos atores (Estados, Organizações Internacionais, Organizações Não-Governamentais e entidades privadas), a SemanaRI  busca produzir respostas aos desafios contemporâneos e um espaço para alcançar objetivos comuns.

A SemanaRI pretende apresentar às e aos estudantes exemplificações práticas destas interações através da apresentação de projetos reais desenvolvidos em âmbitos local, regional e global. Sendo assim, o evento tem o papel de complementar a formação dos estudantes, oferecendo novos conhecimentos para que suas atuações profissionais possam ser em prol do crescimento e do interesse nacional, por meio de um aprofundamento no conhecimento do funcionamento das interações no sistema internacional e domésticos, uma vez que as fronteiras destes se confundem.

O Evento pretende angariar a participação da comunidade acadêmica, cujo foco de estudo seja relacionado com a dinâmica das Relações Internacionais e áreas de conhecimento concernentes ao tema, bem como aqueles que desejem conhecer melhor as articulações realizadas pelos e entre os diversos atores da sociedade. Sendo assim, suas temáticas são atrativas para discentes e docentes não somente do curso de Relações Internacionais, mas também de Direito, História, Ciência Política, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e a comunidade em geral.